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Pesquisa da Clinica Mayo descobre que o treino aeróbico de alta intensidade reverte o envelhecimento.

Um estudo da Clinica Mayo diz que o melhor treinamento para adultos é o exercício aeróbio de alta intensidade, que eles acreditam poder reverter alguns aspectos celulares do envelhecimento.

Pesquisadores da Mayo compararam 12 semanas de (1)treinamento de intervalo de alta intensidade (exercícios em que você alterna períodos de exercício de alta intensidade com períodos de recuperação de baixa intensidade), (2) treinamento de resistência e (3)treinamento combinado. Enquanto os três reforçaram a sensibilidade à insulina e a massa magra, apenas o treino de intervalo de alta intensidade e o treinamento combinado melhoraram a capacidade aeróbica e a respiração mitocondrial do músculo esquelético. (Declínio no conteúdo mitocondrial e função são comuns em adultos mais velhos.)

12 semanas de treino em jovens e idosos (crédito : Clinica Mayo)

Exercícios do tipo treinamento com intervalos de alta intensidade também melhoraram o conteúdo de proteína muscular, o que aumentou as funções energéticas e também causou aumento do músculo, especialmente em adultos mais velhos. Os pesquisadores disseram que o treinamento físico aumentou significativamente a maquinaria celular responsável pela produção de novas proteínas. Isso contribui para a síntese proteica, invertendo assim um grande efeito adverso do envelhecimento.

"Nós incentivamos todos a exercitar-se regularmente, mas a mensagem para idosos levarem para casa sobre postergar o envelhecimento é que o treinamento supervisionado de elevada intensidade é provavelmente o melhor, porque, metabolicamente e no nível molecular, confere a maioria de benefícios," diz K. Sreekumaran Nair , MD, Ph.D., um endocrinologista da Clinica Mayo e pesquisador sênior do estudo.

Ele diz que o treinamento de alta intensidade reverteu algumas manifestações de envelhecimento na função de proteína do corpo, mas observou que o aumento da força muscular requer treinamento de resistência de pelo menos duas vezes por semana.

Outros achados

No estudo, os pesquisadores acompanharam alterações metabólicas e moleculares em um grupo de jovens e adultos mais velhos durante 12 semanas, coletando dados 72 horas após indivíduos em grupos randomizados que completaram cada tipo de exercício. Os achados gerais mostraram:
  • A saúde respiratória cardiorrespiratória, a massa muscular e a sensibilidade à insulina melhoraram com todo o treinamento.
  • A função celular mitocondrial diminuiu com a idade, mas melhorou com o treinamento.
  • Aumento da força muscular ocorreu apenas modestamente com o treinamento de intervalo de alta intensidade, mas ocorreu com treinamento de resistência sozinho ou quando adicionado ao treinamento aeróbio.
  • O exercício melhora a expressão do gene do músculo esquelético independente faixa etária.
  • Exercício substancialmente reforçada o ribosomal proteínas responsáveis ​​pela síntese de novas proteínas, que é principalmente responsável pela função mitocondrial reforçada.
  • O treinamento não tem efeito significativo sobre as alterações epigenéticas do DNA do músculo esquelético, mas promove a expressão da proteína do músculo esquelético com o máximo efeito em adultos mais velhos.

Os achados da pesquisa aparecem em Metabolismo Celular. A pesquisa foi apoiada pelos Institutos Nacionais de Saúde, Mayo Clinic, Robert e Arlene Kogod Centro sobre o Envelhecimento, e a Murdock-Dole Professorship.

Publicado originalmente em http://www.kurzweilai.net/mayo-clinic-discovers-high-intensity-aerobic-training-can-reverse-aging?utm_source=KurzweilAI+Weekly+Newsletter&utm_campaign=0d9b420900-UA-946742-1&utm_medium=email&utm_term=0_147a5a48c1-0d9b420900-282163901

Por Leandro C S Gavinier

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